segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Romantismo - Terceira geração

     A terceira geração romântica foi marcada pelo apelo à temática social

     O condor, ave de grande porte originária dos Andes, capaz de voar bem alto, foi adotado pela terceira geração dos poetas românticos como símbolo da liberdade. Por isso, eles ficaram conhecidos como condoreiros.
     Esse desejo de liberdade está inserido na temática social que caracteriza a geração. Aos temas cultivados pelos antecessores - sentimentalismo, saudosismo, atração pela morte, entre outros -, os condoreiros somaram a defesa de uma nova ordem social. Os poemas, em tom vivo e dramático, condenavam as desigualdades sociais inerentes ao sistema monárquico. Boa parte da poesia do período dedicou-se ao tema da abolição da escravatura.
     Promovendo a causa com sensibilidade e maestria, Castro Alves ficou conhecido como o "poeta dos escravos". Seus versos grandiloquentes, no estilo da poesia social de seu contemporâneo francês Victor Hugo, destinavam-se a comover os ouvintes e convencê-los a buscar uma sociedade mais justa. Os poemas de Castro Alves foram reunidos em Espumas Flutuantes, A Cachoeira de Paulo Afonso e Os Escravos. Alguns poemas se destacam pelo alcance, constituindo verdadeiras obras autônomas, como O Navio Negreiro.
     Castro Alves também escreveu poemas líricos, nos quais trata a figura feminina de modo menos idealizado. A mulher, em seus versos, é mais sensual, concreta, e está ao alcance do eu-lírico. Observe estes versos pertencentes ao poema Os Anjos da Meia-Noite:

(...)
Como o gênio da noite, que desata
O véu de rendas sobre a espádua nua,
Ela solta os cabelos... Bate a lua
Nas alvas dobras de um lençol de prata...

O seio virginal, que a mão recata,
Embalde o prende a mão... cresce, flutua...
Sonha a moça ao relento... Além na rua
Preludia um violão na serenata!...

... Furtivos passos morrem no lajedo...
Resvala a escada do balcão discreta...
Matam lábios os beijos em segredo...

Afoga-me os suspiros, Marieta!
Oh surpresa! oh palor! oh pranto! oh medo!
Ai! noites de Romeu e Julieta!...
(...)
(Castro Alves, Espumas Flutuantes)

Eles são românticos - Relembre os principais temas e atitudes cultivados pelos poetas desse movimento literário.
* USO DE FORMAS MAIS LIVRES - em relação ao sonetoe outros gêneros fixos.
* NACIONALISMO - entre os poetas do Brasil, consolidou-se um sentimento de amor à pátria.
* INDIANISMO - outro fenômeno foi a idealização do índio como herói e modelo de virtude.
* EGOCENTRISMO - a constante referência a si mesmo.
* SUBJETIVISMO - ênfase nas emoções e nos sentimentos individuais.
* IDEALIZAÇÃO - criação de personagens que são modelos de beleza, virtude, maldade e outros aspectos.
* AMOR - é o tema central do Romantismo, com poder de levar as personagens à felicidade plena ou à ruína.
* FUGA - inconformado com a realidade crua, o poeta romântico encontra várias maneiras de evasão. Sonha com cavaleiros heroicos e frágeis donzelas da Idade Média, resgata sentimentos cristãos anteriores à Reforma e idealiza paisagens naturais e exóticas.
* PESSIMISMO - os poetas românticos, principalmente os da segunda geração, foram marcados pela "mal do século". A expressão refere-se aos sentimentos de tédio, melancolia e desespero expressados pelos artistas da época, especialmente pelo poeta inglês Lord Byron, o que deu origem ao tema byronismo.

NAVIO NEGREIRO (trecho)
Castro Alves

I
'Stamos em pleno mar... Douto no espaço
Brinca o luar - dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.

'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
- Constelações do líquido tesouro...

'Stamos em plena mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o aceano?... (...)

III
Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!
Desce mais... inda mais... não pode olhar humano
Como o teu mergulhar no brigue voador!
Mas que vejo eu aí... Qu quadro d'amarguras!
É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ...
Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que
             horror! (...)

IV
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar... (...)

V
São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão...

Atividade:

01.Assinale a alternativa correta com relação ao sentido expresso pelos versos da parte V de O Navio Negreiro, transcritos acima.
a) descreve a vida dos escravos nas fazendas.
b) Saúda a liberdade decorrente da obolição da escravatura.
c) Salienta a integração dos negros com os índios.
d) Compara o negro livre, na África, com o negro escravizado no Brasil.
e) Propõe que os homens se tornem escravos por quererem fugir do deserto.

02.A poesia romântica no Brasil tem sua trajetória tradicionalmente dividida em três gerações de poetas. Com base nos principais poetas, suas obras e suas temáticas, julgue os itens a seguir.
I. Gonçalves Dias, em I-Juca Pirama, exalta o índio como símbolo da nacionalidade.
II. A geração byroniana, empregnada de negativismo, dúvida, desilusão, teve na obra de Castro Alves sua maior representatividade.
III. Também Gonçalves de Magalhães, com sentimentalismo e religiosidade, fez parte da geração do mal do século.
IV. Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu apresentaram as tensões típicas da segunda geração, o primeiro da forma mais acentuada, o segundo de forma mais amena.
V. Nas poesias O Navio Negreiro, Vozes d'África, Saudação a Palmares, o poeta dos escravos usou um estilo vigoroso em favor do negro oprimido.
Estão corretos os itens:
a) II, III e V.
b) I, IV e V.
c) I, III e IV.
d) III, IV e V.
e) I, II e IV.

                                                    FIM

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