sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Parnasianismo - Sentimento

     Consolidado na França, o Simbolismo reagiu à arte inspirada pela ciência

     O soneto Correspondências, que integra a obra As Flores do Mal, publicada em 1857, do poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867), é um dos textos de base do período literário conhecido como Simbolismo. O movimento tem origem anglo-saxã (Inglaterra e Alemanha), mas será na França que se consolidará, pela intervenção de poetas como Stéphane Mallarmé e Arthur Rimbaud, além do próprio Baudelaire.
     Os artistas de então não acreditam na capacidade de explicação e interpretação do homem e do mundo propaladas pelas correntes científicas e materialistas das últimas décadas do século 19. Na arte, essas correntes influenciaram o nascimento do Realismo e do Naturalismo. Os simbolistas também desconfiavam da promessa de bem-estar, advinda do progresso e do conhecimento produzido pela ciência. Para esses artistas, também a linguagem teria suas limitações para o desvelo da realidade, possuindo, no máximo, capacidade de sugeri-la. Será, aliás, a capacidade sugestiva um dos principais traços do Simbolismo.
     Os simbolistas visam, essencialmente, à reintegração de um mundo artificialmente dividido em homem e natureza, matéria e espírito. Vem daí a "teoria das correspondências", de que o poema de Baudelaire é síntese. Em Correspondências, chaga-se a uma reintegração do mundo por meio do princípio de que tudo se corresponde, isto é, tudo no mundo tem vínculo, base comum. O eu-lírico, ao atravessar o "bosque de segredos" do poema, ao desvendar os segredos do mundo, revela a unidade que subjaz a tudo. Reintegra homem e natureza, matéria e espirito. Vem aí a "teoria das correspondências", de que o poema de Baudelaire é síntese. Em Correspondências, chega-se a uma reintegração do mundo por meio do princípio de que tudo se corresponde, isto é, tudo no mundo tem vínculo, base comum. O eu-lírico, ao atravessar o "bosque de segredos" do poema, ao desvendar os segredos do mundo, revela a unidade que subjaz a tudo. Reintegra homem e natureza, mundo material e espiritual.
     A sinestesia, figura de linguagem que estabelece o entrecruzamento dos sentidos, o cheiro azul (olfato + visão), o sabor melódico (paladar + audição), a música macia (audição + tato), é ferramenta linguística predileta dos poetas simbolistas. A sinestesia estabelece a correspondência entre objetos e sentidos, que, apenas aparentemente, na superfície, estariam isolados.
     Os simbolistas querem a retomada de uma linguagem original, em que a palavra, mais do que representação de um objeto, seria em si um objeto. A poesia, para os simbolistas, é o instrumento de aproximação do homem dos segredos que o mundo visível esconde. Não será meio de revelação, porque os mistérios são, por natureza, indecifráveis.
     Dai vem a oposição fundamental entre Simbolismo e Parnasianismo: os simbolistas trabalham os objetos não como fins em si mesmos, como os parnasianos o fazem, mas como meios que sugerem o inefável, o mistério.
     A arte da sugestão por essência, por seu caráter imaterial e vaporoso, é a música. Será ela uma das principais fontes sugestivas da literatura simbólica. Os poemas simbolistas "cantam", com o uso frequente de figuras de linguagem, como aliterações (repetições de sons consonantais) e assonâncias (repetições de sons de vogal). Pela sugestão do som das palavras, o leitor seria capaz de mergulhar ainda mais nos sentidos e mistérios do mundo.

     Baudelaire, o precursor
     O poeta francês subverteu conceitos cristalizados

     * O marco inaugural do movimento simbolista é a publicação, em 1857, na França, do livro de poemas As Flores do Mal. Seu autor Charles Baudelaire (1821-1867).
     * Com Baudelaire, temas como o tédio da civilização moderna (conhecido como spleen ou mal do século) e o sentimento de expatriação do homem se difundem.
     * O sentimento de marginalidade do homem tem conexão, em Baudelaire, com o satanismo.
     * Mas Satã surgirá humanizado, não como algoz, como vítima da injustiça do mundo.
     * Em As Litanias de Satã, poema que integra As Flores do Mal, se lerá: "Ó tu, o anjo mais belo e sábio entre teus pares, Deus que a sorte traiu e expulsou dos altares, ó Satã, de minha atroz miséria".

     As Flores do Mal
     Charles Baudelaire

A Natureza é um templo onde vivos pilares
Deixam filtrar não raro insólitos enredos;
O homem o cruza em meio a um bosque de segredos
Que ali o espreitam com seus olhos familiares.

Como ecos longos que à distância se matizam
Numa vertiginosa e lúgubre unidade,
Tão vasta quanto a noite e quanto a claridade,
Os sons, as cores e os perfumes se harmonizam.

Há aromas frescos como a carne dos infantes,
Doces como o oboé, verdes como a campina,
E outros, já dissolutos, ricos e triunfantes,

Com a fluidez daquilo que jamais termina,
Como o almíscar, o incenso e as resinas do Oriente,
Que a glória exaltam dos sentidos e da mente.


Atividade:

01.Assinale a alternativa que indica o período literário que nega o cientificismo, o materialismo e o racionalismo, mas valoriza, em relação a essa postura de uma geração inteira de artistas, todas as formas vagas e espirituais.
a) Barroco.
b) Modernismo.
c) Simbolismo
d) Romantismo
e) Arcadismo.

02.Assinale a alternativa que não se refere ao Simbolismo.
a) Na busca de uma linguagem exótica, colorida, musical, os autores não resistem, muitas vezes, à ideia de criar novos termos.
b) Ocorre grande interesse pelo individual e pelo metafísico.
c) Há assuntos relacionados ao espiritual, místico, religioso.
d) Nota-se o emprego constante de aliterações e assonâncias.
e) Busca-se uma poesia formalmente perfeita, impassível e universalizante.

03.Considere as alternativas abaixo, relativas ao Simbolismo:
I. No plano temático, o Simbolismo foi marcado pelo mistério e pela inquietação mística com problemas transcendentais do homem. No plano formal, caracterizou-se pela musicalidade e certa quebra no ritmo do verso, precursora do verso livre do Modernismo.
II. O Simbolismo, surgido contemporaneamente ao materialismo cientificista, enquanto atitude de espírito, passou ao largo dos maiores problemas da vida nacional. Já a literatura realista-naturalista acompanhou fielmente os modos de pensar das gerações que fizeram e viveram a Primeira República.
III. O Simbolismo, com Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens, nossos maiores poetas do período, legou-nos uma produção poética que se caracterizou pela busca da "arte em arte", isto é, uma preocupação com o verso artesenal, friamente moldado. Devido a essa tendência à objetividade na composição, o movimento também se denominou "decadentista."
Assinale a alternativa correta:
a) I é falsa; II e III verdadeiras.
b) I, II e III são verdadeiras.
c) I é verdadeira; II e III, falsas.
d) I e II são verdadeiras; III é falsa.
e) I e II são falsas; II, verdadeira.

                                                                              FIM
    

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