sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Parnasianismo - Formalismo

     À procura da forma perfeita
     Afastados do mundo, os autores do Parnasianismo defenderam a arte pela arte

     A publicação das antologias francesas Parnasse Contemporain, a partir de 1866, impulsiona o Parnasianismo, movimento que resgata o ideal greco-romano clássico de arte, beleza, equilíbrio e objetividade. Os parnasianos se voltam radicalmente contra os ideais românticos de arte e de beleza, então amplamente estabelecidos na comunidade literária e na sociedade em geral e baseados em instabilidade e subjetividade muito acentuadas.
     Importava, aos parnasianos, combater o que seus autores chamavamde exagero da arte romântica, o excesso de fantasia e de emoção, e restituir o culto à forma como fundamento. O movimento literário parnasiano se difundirá no Brasil a partir da década de 1870 e conquistará muitos adeptos, tornando-se referência de arte no país, pelo menos entre os leitores de amplas fatias da elite.
     A primeira obra brasileira considerada genuinamente parnasiana é Fanfarras, de 1882, de Teófilo Dias. Pela qualidade de sua produção, os poetas Olavo Bilac (1865-1918), Raimundo Correia (1860-1911) e Alberto de Oliveira (1857-1937) formam a "tríade parnasiana".
     Entre suas obras mais conhecidas estão Via Láctea, Sarças de Fogo e O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac; Sinfonias e Versos e Versões, de Raimundo Correia; e Meridionais e Versos e Rimas, de Alberto de Oliveira.
     O poema Profissão de Fé, de Bilac, é a expressão formal dos pressupostos poéticos do Parnasianismo no Brasil. Nesse texto, o trabalho do poeta é comparado ao do ourives. Isto é, o poeta é um artesão meticuloso da palavra, da expressão verbal, que é o seu ouro, em busca da forma perfeita, sua joia sem defeito. O eu-lírico parnasiano, como expresso em Profissão de Fé, não se envolve com as questões do seu tempo, sociais e políticas. Diferentemente dos versos engajados do abolicionista Castro Alves, já na terceira fase do Romantismo, o artista parnasiano trabalha "longe de tudo".
     A objetividade clássica defendida pelos parnasianos se concretiza como tema, muitas vezes, a própria obra de arte. Foram numerosos poemas dedicados a retratar objetos artísticos, como joias, bordados e vasos, em especial
     A "arte pela arte", isto é, a arte concentrada nos seus mecanismos artesenais, afeita à forma perfeita, avessa ao contexto e à emoção, transforma-se, aqui, na "arte sobre a arte". A escolha de temas mais objetivos e concretos serve bem ao próposito parnasiano de retirar do poesia tudo o que fosse emoção, chegando, até mesmo, a despersonalizar o trabalho artístico. Daí, resultam poemas em que o eu-lírico não se coloca, isto é, obras literárias em verso em que não há traços marcados de subjetividade.
     A forma clássica, equilibrada e racional do soneto é uma das mais exploradas pelos parnasianos. O soneto Vila Rica, de Olavo Bilac, é considerado pela crítica literária em geral um dos momentos mais elevados do Parnasianismo. Com riqueza vocabular e métrica e rimas rigorosas, o eu-lírico descreve o pôr do sol na cidade mineira de Ouro Preto, que antes se chamava Vila Rica, centro barroco da riqueza da época das grandes minas de ouro.
     Embora seja o poeta parnasiano por excelência, o próprio Bilac fugiu, em algumas de seuas obras, aos preceitos clássicos defendidos por ele, como em Inania Verba, texto com traços característicos do Romantismo.

     Contra a sensibilidade
     O Parnasiano optou por retomar valores clássicos. Observe :
a) Romantismo:
* Negação de valores clássicos
* Instabilidade
* Subjetividade
* Emoção e fantasia
* Individualidade
* Liberdade
* Participação
b) Parnasianismo:
* Revalorização dos valores clássicos
* Estabilidade
* Objetividade
* Razão
* Despersonalização
* Convenção
* Observação

Atividade:

01.Na esteira da busca________, o Parnasianismo tende ao ____________. Dessa forma, __________ a possibilidade de vínculo com a realidade.
a) da impessoalidade/dogmatismo/estabelece.
b) da perfeição formal/esteticismo/rejeta.
c) da perfeição formal/ilogismo/estabelece.
d) do psicólogismo/ilogismo/refuta.
e) da impossibilidade/descritivismo/recupera.

02.Leia as seguintes observações sobre a estética parnasiana:
I. O poeta parnasiano pretende ser um artesão, um ourives que molda friamente o seu verso. Tal atitude de objetividade levou-o a preferir temas distantes no tempo. No aspecto formal, sua meta era a perfeição, tendo sido o soneto a forma de composição predominante.
II. O Parnasianismo legou-nos, em sua produção em poesia e prosa, obras cuja temática é sentimental e amorosa. A mulher surge como a Musa inspiradora de versos ternos e afetivos, em meio à paisagem brasileira com sua natureza típica e exuberante.
III. No Parnasianismo, a atitude de contenção emotiva do poeta e a busca obsessiva da perfeição na métrica e nas rimas eram tal que, em um poema do modernismo Manuel Bandeira, este fora comparado ao "sapo tanoeiro", numa crítica à "arte pela arte".
assinale agora a alternativa correta:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
e) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

03.Inania Verba
................................................
O pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:
A forma, fria e espessa, é um sepulcro de
               nev...
E a Palavra pesada abafa a Ideia leve,
Que, perfume e clarão, refulgia e voava.

Quem o molde achará para a expressão
             de tudo?
Ai! Quem há de dizer as ânsias infinitas
Do sonho? E o céu que foge à mão que
                se levanta?
..............................................................
(Olavo Bilac, Poesias)
Indique a alternativa que NÃO está de acordo com o poema.
a) O poeta parnasiano privilegiou a forma, a maneira mais perfeita que encontrou para efetivar sua arte, mesmo que, para isso, ele tivesse de sacrificar suas emoções. Nesse sentido, os versos do poeta Olavo Bilac são uma crítica ao parnasiano.
b) O poema fala da luta entre ideias e palavras e entre forma e conteúdo, quando estes fracassam ao traduzir nossos sentimentos. As estrofes citadas são um derramamento da alma sobre essa luta, contrariando os preceitos parnasianos de contenção lírica.
c) O tema basico das estrofes apresentadas acima é o amor irrealizado, que causa grandes sofrimentos ao poeta.
d) Os versos são alexandrinos, muito apreciados pelos parnasianos.
e) O verso "E a Palavra pesada abafa a Ideia leve" contém uma antítese, que representa a contradição entre forma e conteúdo exposta pelo poeta.

                                                                       FIM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário