quarta-feira, 13 de julho de 2011

Barroco - Origens e características

     O Barroco foi o gênero artístico predominante no Ocidente do século 17

     A origem do termo "barroco" é controversa. Ele designava uma pérola de formato irregular. Também se referia a um tipo de raciocínio que desrespeitava a lógica. E chegou a ser sinônimo de mau gosto. O fato é que o termo foi consagrado como nome do período artístico que predominou no século 17. E não por acaso. A época é marcada pelo dualismo, pela instabilidade e pela contradição na vida social e, por consequência, nas manifestações artísticas.
     Transformações econômicas, sociais e políticas abalaram a perfeição e o equilíbrio cultivados pelo Classicismo. O teocentrismo voltou a conviver com o antropocentrismo graças, em grande parte, à Contarreforma, uma reação de Roma às reformas protestantes. Resulta daí uma tensão entre os valores materiais reforçados no renascimento e os valores espirituais e morais recuperados. Portugal, em crise econômica e política, caiu sob domínio espanhol. Os jesuítas intensificaram sua campanha para monopolizar o ensino na Europa e nas colônias, enquanto a dogmática e impiedosa Inquisição imposta pela Igreja reagia à efervescência das descobertas científicas de Galileu e Newton, entre outros.
     O contexto inspira uma arte da dualidade (alma x corpo, espiritualidade x sensualidade). A pintura
acentua o contraste entre luz e sombra, cloro e escuro. A arquitetura e a escultura assumem o desequilíbrio das formas e traços, em contraposição à simetria clássica.
     A literatura barroca, além de refletir essas dualidades, caracteriza-se pelo rebuscamento e pelo exagero, como reações à dúvida e à contradição. Por isso, emprega intensamente a linguagem figurada. Ao lado desse recurso, os autores utilizam o encadeamento lógico de ideias, com raciocínios retóricos e complexos, que tornavam as formas elaboradas e rebuscadas. Esses dois aspectos principais - a linguagem figurada e o artefício retórico - permitem a divisão da produção barroca entre o ocultismo e o conceptismo. O cultismo, também chamado de gongorismo por resultar da influência do autor espanhol Luís de Góngora y Argote, valoriza as imagens poéticas, especialmente as visuais, do mesmo modo como faz o maior autor do Barroco brasileiro, Gregório de Matos. No conceptismo, também conhecido como quevedismo, graças a outro espanhol, Francisco de Quevedo y Villegas, a preocupação é o encadeamento de ideias, a argumentação. Mas o conceptismo também recorre a figuras de linguagem, especialmente a metáfora, a parábola e a alegoria (a representação de pensamentos ou fatos de forma figurada, em que cada um dos diversos elementos utilizados funciona como substituto). O seguidor mais célebre dessa tendência é Antônio Vieira.
    Nascido em Portugal e criado no Brasil, o jesuíta Antônio Vieira usou seus sermões, verdadeiras obras-primas de argumentação e também de arte literária, para várias fins, entre eles pregar a fé cristã; criticar a escravização dos índios; censurar os colonos, por estarem distanciados da missão católica; e ensinar a arte de pregar a outros religiosos. Suas obras se caracterizam pela argumentação complexa e pelo uso sofisticado de metáforas, alegorias e analogias com passagens bíblicas. Destacam-se:
     * Sermão da Sexagésima, sobre a arte de pregar (sexagésima, pelo calendário litúrgico da época, era o penúltimo domingo antes da quaresma).
     * Sermão de Santo Antônio (aos peixes), criticando a insensibilidade dos colonos.
     * Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda, opondo-se à invasão holandesa.
     Outros autores que merecem destaque são: Francisco Manuel de Melo, Antônio José da Silva, "o judeu", e sóror Mariana do Alcoforado.

     Nota: Observe a lista de dualismos e contrastes na estética barroca.
     *Paganismo x Religiosidade
     *Razão x Fé
     *Vida x Morte
     *Pecado x Perdão
     *Claro x Escuro
     *Luz x Sombra
     *Equilíbrio x Instabilidade
     *Simetria x Assimetria
     *Sobriedade x Rebuscamento
     *Austeridade x Exagero
     *Racionalidade x Sensualismo

     Atividade:
01.Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na "agudeza" - maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de "discurso engenhoso".
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
a) Lede as histórias eclesiásticas, e achá-las-ei todas cheias de admiráveis efeitos da pregação da palavra de Deus. Tantos pecadores convertidos, tanta mudança de vida, tanta reformação de costumes; os grandes desprezando as riquezas e vaidades do Mundo; os reis renunciando os cetros e as coroas; as mocidades e as gentilezas metendo-se pelos desertos e pelas vocas [...]
b) Miseráveis de nós, e miseráveis de nossos tempos, pois neles se veio cumprir a profecia de S. Paulo: [...] "Virá tempo, diz S. Paulo, em que os homens não sofrerão a doutrina sã." [...] "Mas para seu apetite terão grande número de pregadores feitos a montão e sem escolha, os quais não façam mais que adular-lhes as orelhas."
c) Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. [...] Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro de si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, é necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é o conhecimento.
d) Quando Davi saiu a campo com o gigante, ofereceu-lh Saul as suas armas, mas ele não as quis aceitar. Com as armas alheias ninguém pode vencer, ainda que seja Davi. As armas de Saul só servem a Saul, e as de Davi a Davi, e mais aproveita um cajado e uma funda própria, que a espada e a lança alheia.

02.Considere as seguintes afirmações sobre o padre Antônio Vieira.
I.   Possui um estilo antigongórico, conceptista, caracterizado pela clareza e pelo rigor sintático, dialético e lógico.
II.  Recusa, como cultista, o elemento imaginístico, transformando-o em mero instrumento de convencimento dos fiéis.
III. Recontextualiza passagens do Evangelho, uma vez que as vincula às ideias que quer expressar, explorando a analogia.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III

03.Foi um movimento literário do século 17, nascido da crise de valores renascentistas. Caracteriza-se na literatura pelo culto dos contrastes, a preocupação com o pormenor e a sobrecarga de figuras como a metáfora, as antíteses, hipérboles e alegorias. Essa linguagem conflituosa reflete a consciência dos estados contraditórios da condição humana.
Trata-se do:
a) Romantismo.
b) Trovadorismo.
c) Humanismo
d) Realismo
d) Barroco.

                                                                          FIM 

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